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Saiba porque a sua empresa precisa de um Blog

09/11/2017

Certamente você já deve saber o que é um blog, certo? Uma plataforma virtual onde você publica conteúdos periódicos sobre assuntos específicos.

Saiba que o Blog surgiu inicialmente para divulgar links interessantes sobre determinados assuntos na internet; posteriormente, com a facilidade do uso da ferramenta, o blog passou a ser utilizado como um diário virtual para pessoas comuns, e depois como canal de divulgação de assuntos relevantes para um determinado público, com as temáticas mais variadas possíveis.

Com o passar do tempo, as empresas perceberam a importância de utilizarem um blog para divulgação de assuntos sobre o seu ramo de atuação, criando conteúdos ricos e atrativos que podem ser facilmente encontrados nos mecanismos de busca da internet.

Neste novo cenário, os empresários viram o potencial que essa ferramenta tem para gerar novos negócios e o blog se tornou essencial para um bom trabalho de Marketing Digital.

Mas atenção! Para que sua empresa tenha um blog de sucesso, é muito importante se atentar para alguns pontos muito importantes, veja só:

Saiba do que você está falando
Ao se expor em um blog, sua empresa está se colocando como uma autoridade no assunto e atuando em uma posição de liderança junto aos seus clientes, leitores e todo o seu segmento de atuação. Dessa forma, é essencial que todos os textos sejam baseados em fatos, com bons argumentos, grafia perfeita e conteúdo confiável. Assim, não haverá qualquer margem para críticas negativas sobre o seu blog, certo?

Faça um bom planejamento
Planejar o que será publicado em seu blog é fundamental para facilitar a sua rotina de postagens. Faça o planejamento antecipadamente e sempre de acordo com as outras ações de marketing que sua empresa está adotando para o período. Cada canal de marketing possui uma abordagem diferente, porém, todos eles precisam estar olhando para o mesmo horizonte!

Quer algumas dicas sobre o que você pode publicar em seu blog?
A Resultados Digitais, uma das empresas brasileiras mais importantes de Maketing Digital, divulgou uma relação incrível de tópicos que podem ser abordados em seu Blog. Veja os 10 primeiros:
• Posts Educativos
• Posts Baseados em dúvidas
• Tutoriais ensinando como fazer algo
• Guias completos sobre um tema específico
• Notícias e atualidades
• Lançamentos de novos produtos /serviços
• Posts Institucionais quando o assunto é realmente impactante
• Curadoria de links, vídeos, livros, discos, etc...
• Opinião sobre algum assunto
• Reviews

Tenha frequência nas postagens
Enquanto um site oferece um conteúdo “engessado”, o blog pede frequência nas postagens. Defina a quantidade de posts que irá fazer - um por semana? Dois? Quinzenalmente? E insira este padrão no seu planejamento.

Outro ponto positivo em publicar frequentemente em seu blog é ir inserindo, cada vez mais, conteúdo indexável no Google, além de ter a chance de outros blogs citarem você em suas postagens, melhorando ainda mais seu posicionamento orgânico nas buscas do Google.

Use o blog como canal de diálogo
Uma das coisas mais interessantes em manter um blog é a chance de criar um diálogo através dos comentários. Seus leitores poderão interagir com você e você pode e deve estimular essa troca a fim de estabelecer um relacionamento saudável com a sua audiência. Inclua em suas postagens algumas “chamadas para ação” e convide seus leitores a interagirem com você.

Venda sem parecer que está vendendo
Um blog está diretamente ligado ao processo de compra de seus clientes, porém ele não deve ter um foco comercial. Ele funciona como um atrativo para o público, oferecendo conteúdo relevante, esclarecimentos e aguçando a curiosidade para conhecer mais de perto o seu produto ou serviço. Um blog tem por finalidade gerar autoridade e notoriedade para a sua marca, passando a ser a principal opção de consumo para a sua audiência quando ela realmente decidir comprar.

Promova o conhecimento
Quando você oferece conhecimento para o seu público em um Blog, você oferece o seu Know How, a sua experiência, e tudo de forma gratuita. A sua audiência passa a valorizar a sua marca não somente pelo que você sabe fazer bem feito ou pelos seus produtos de qualidade, mas também pelo fato de você saber compartilhar seus conhecimentos de forma amigável.

E então, percebeu como um blog pode se tornar uma ferramenta bastante atuante no marketing de seu negócio? Essa prática faz parte de uma estratégia de inbound marketing, que é justamente o marketing de atração, e pode promover mudanças grandiosas na forma com que seus clientes e públicos de interesse te enxergam no mercado!

A W3 Mídia oferece toda a consultoria e expertise que a sua empresa precisa para realizar Inbound Marketing de forma profissional, estamos à disposição para agendarmos uma visita e falarmos mais sobre este assunto tão importante para o seu negócio. Conte conosco!