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Marketing Digital - Muito mais do que uma Fanpage e anúncios do Google Adwords!

02/08/2017

O futuro chegou! Com isso, você resolveu investir em marketing na internet, certo? Já entende como é importante ter uma Fan Page de sua empresa no Facebook e passou a fazer alguns anúncios utilizando o Google Adwords. Porém, você não entende porque os resultados não aparecem em sua receita... O que deve estar acontecendo de errado?

Saiba que esta realidade é muito mais comum do que você pode imaginar, e acaba frustrando muitos empreendedores que começam a investir tempo e dinheiro em divulgação online.

O motivo de tamanho desajuste pode estar relacionado à falta de planejamento e estratégia em suas ações de marketing, por isso é importante entender mais profundamente o que é, de fato, o trabalho conhecido como Marketing Digital.

Mas o que é Marketing?

O marketing como um todo é muito mais do que apenas divulgação e propagada, sabia? O Marketing envolve o sentimento que o cliente tem em relação à sua marca, trata-se de confiança, geração de valor e diálogo. Por fim, e o resultado é a construção de um relacionamento sólido com o cliente, refletindo no aumento de sua receita, e o melhor de tudo, de uma forma muito mais sustentável.

Quando levamos essas premissas para o ambiente online, a ideia é a mesma e as ferramentas digitais servem para potencializar esse conceito e as ações que sustentam o marketing, mas toda a sua atuação deve ser conduzida de modo estratégico e bem planejado, fazendo ajustes quando necessário, com atenção às respostas de seus clientes e sensibilidade suficientes para mudar a rota quando for preciso.

O marketing já não é mais uma via de mão única, as empresas precisam entregar mais do que somente um produto. Os consumidores buscam informação, conhecimento, conceitos, valores e atitudes, o que vai muito além da oferta e da procura.

Neste cenário, o marketing digital se estrutura como uma das frentes mais poderosas para as empresas, e os motivos são inúmeros, veja só:
- Atende todos os tipos de negócio, como empresas, indústrias, profissionais autônomos, ong´s, etc;
- Maior facilidade de alcance, já que a internet está em todos os lugares;
- Alto poder de segmentação, baseando-se não só em dados demográficos, mas também no omportamento das pessoas;
- Assertividade e foco nas necessidades do cliente e investimentos mais assertivos nas ações;
- Monitoramento contínuo e possibilidade de mudança de rota em tempo real;
- Maior facilidade na construção de diálogo e relacionamento com as pessoas;
- Personalização da comunicação, o que gera maior confiança na relação entre consumidor e marca;
- Mensuração de resultados através do uso de ferramentas de monitoramento;
- Engajamento e maior poder de fidelização de clientes, pois desperta o interesse das pessoas, ao invés de interrompê-las com publicidade.

Então, como fazer Marketing Digital?

1 – Pesquisar e pesquisar!
Conhecer o momento atual, entender a situação que a sua empresa vive hoje, quem é o público consumidor, quais são as necessidades do mercado... Tudo isso vai servir como ponto de partida para o próximo passo.

2 – Planejar
Qual é o seu objetivo principal com o marketing digital? Crie um plano e tática de como irá alcança-lo. Defina uma persona, ou seja, quem seria o seu cliente ideal? Escolha os canais de divulgação e diálogo com seu público, pense na melhor estratégia de conteúdo e a frequência das postagens. Invista em posts patrocinados e anúncios, mas não se esqueça de entregar também conteúdo relevante para as pessoas.

3 – Delegar responsabilidades
O trabalho de marketing digital pode envolver muitas frentes, é importante definir o que cada profissional deverá fazer.

4 – Mensurar
Um KPI, de Key Performance Indicator – ou Indicativos Chave de Performance, eles funcionam como medidores que irão te dizer se aquele número está dentro do esperado, acima ou abaixo, ajudando a traçar a rota.

5- Ajustar
Às vezes é preciso fazer ajustes e mudar a rota! É importante ter sensibilidade e atenção para entender a necessidade de eventuais modificações no percurso.

Há inúmeras ferramentas que ajudam os profissionais de marketing e comunicação na gestão de todas as ações. O próprio Facebook e seus recursos específicos para negócios, o Google AdWords e Analytics, aplicativos, etc.

Porém, para obter o resultado desejado, o marketing de um negócio deve ser realizado por profissionais realmente qualificados, que conheçam e que saibam utilizar as ferramentas digitais capazes de fazer a gestão das ações que irão alimentar o seu relacionamento com os seus clientes.

Além disso, antes de usar as ferramentas certas, há a necessidade de traçar um planejamento e estratégias coerentes para alcançar os objetivos, deve haver monitoramento contínuo e eventuais ajustes que somente um profissional da área pode realizar com maestria.

Não basta apenas ter uma página no Facebook ou anunciar no Google, o marketing, como vimos, vai muito além disso, é uma área importante do seu negócio e deve ser tratada com a mesma seriedade com que são tratadas as áreas comerciais e operacionais, por exemplo.

Você, como gestor, deve sim conhecer as ferramentas de marketing digital e deve inclusive participar do planejamento das ações, mas será que você possui tempo disponível para realizar essa importante tarefa? Ou ainda acha que pode designá-la para outro funcionário que não estudou o suficiente para tal?

Não tenha receio de contratar uma agência ou um profissional da área de comunicação e marketing digital para estruturar o marketing do seu negócio, trata-se de um investimento que irá refletir de modo sustentável e duradouro na sua empresa, estabelecendo enfim o valor que sua marca tanto merece!

Para traçar um estratégia de marketing digital, conte com a W3 mídia e com a nossa experiência em comunicação na internet desde 2001.

Abraços e até a próxima! ;)