O que é e como funciona o ChatGPT? - Criação de Sites Profissionais | Criação de Sites Rio Preto | W3mídia

Blog

O que é e como funciona o ChatGPT?

03/02/2023

O que é e como funciona o ChatGPT?

Muito tem se falado sobre a nova tecnologia que está dominando a polêmica da vez: ChatGPT. Alguns dizem que será o fim de suas carreiras, que vão queimar seus diplomas e jogar fora anos e anos de experiência, já outros apontam a ferramenta como mais um complemento facilitador para criar e gerar conteúdo. Qual é a verdade, afinal de contas?

A verdade é que não existe verdade. Ficou confuso? Nós te explicamos. O ChatGPT é uma ferramenta através da qual você faz perguntas e recebe respostas. O conceito, apesar de simples, possibilita receber de resposta um texto inteiro sobre… O que é e para que serve o ChatGPT. Entendeu o perigo? O texto vem completo, com todas as palavras necessárias para permitir que o leitor compreenda seu conceito. E este é apenas o exemplo mais óbvio.

Além de gerar textos, a plataforma gera publicações de redes sociais, roteiros, receitas, dicas e, para organizar tudo perfeitamente, respeita a língua portuguesa, enumera os itens necessários e faz tudo isso em questão de segundos. É como se um robô estivesse de fato trazendo até você a resposta que você precisa – e, para muitos, este é o Calcanhar de Aquiles. Qual é a função de um redator, pesquisador e webwriter se o ChatGPT faz tudo?

O lado humanizado do ChatGPT ainda não alcança bons resultados
Há diversas pesquisas relacionadas ao desenvolvimento e à utilidade do ChatGPT para o público. Uma delas, do site Take Blipblog, aponta que esta é “uma ferramenta para conversar com o cliente em linguagem natural por meio de aplicativos de mensagens, sites e outras plataformas digitais, podendo responder por diretrizes pré-programadas ou inteligência artificial”. Por sua vez, a plataforma chamou a atenção em Davos, na Suíça, quando diversos bilionários participaram do Fórum Econômico Mundial.

Ou seja, o interesse em investir é enorme, como se comprova com o que a Microsoft tem feito: inseriu mais de US$ 1 bilhão no ChatGPT. Com isso, a grande questão é torná-lo aprimorado o suficiente para suprir a demanda de conteúdo de todas as áreas. Para que seja possível encontrar a humanização necessária na geração de conteúdo, é preciso tempo, pois, de acordo com alguns especialistas, dentre eles Sonya Huang, em artigo publicado na Sequoia, há Inteligência Artificial Generativa em andamento.

Ou seja, processos de Machine Learning tomam conta da otimização do ChatGPT. Por meio da inteligência artificial, quanto mais alimentada for a plataforma, melhor será para o próprio usuário e para ela mesma, pois o processo de aprendizado é instantâneo e contínuo.

Na prática, como o ChatGPT afeta a vida de quem faz conteúdo?
É justamente porque usa Inteligência Artificial Generativa que o ChatGPT tem futuro. Em breve será possível criar, de forma ampla e acessível, texto, vídeo, áudio e imagem. Já existem meios de tornar isso real, e a versão paga da própria plataforma é muito mais intuitiva. Porém, por enquanto o acesso livre faz com que as pessoas testem o site e, desta forma, o alimentem com a devida curiosidade.

Para quem trabalha com conteúdo, o ChatGPT será primordial. Vale ressaltar que em breve será possível enxergar novas ferramentas semelhantes, aprimoradas ou não, e que isso dependerá, mais uma vez, de tempo. Portanto, agora não é mais o momento de cogitar sua funcionalidade ao universo da criação de conteúdo ou não, e sim de compreender a Revolução Industrial 4.0, já em andamento.

Quem faz conteúdo pode utilizá-lo como fonte inspiracional, para pesquisa de modelos, pautas, assuntos, tendências, referências e outros parâmetros. Além disso, lembrando que plataformas como WhatsApp, Telegram, Messenger, DM e tantas outras possibilitam o aprimoramento por meio da coleta de dados doo que seus usuários falam, ouvem, pesquisam e interagem.

Aliás, será por meio da interação que o ChatGPT deve ganhar força. Imagine a seguinte situação: você precisa construir um roteiro para um Reels ou vídeo rápido do YouTube, mas não sabe por onde começar ou como estruturá-lo. A pesquisa “Roteiro rápido para YouTube sobre (assunto X)” te devolverá uma peça completa. Por meio dela, você pode apenas se inspirar, aproveitar sua estrutura, complementá-la com mais informações ou humanizar interações, palavras e afins.

Como funciona, afinal de contas, o ChatGPT?
Para entender perfeitamente como o ChatGPT funciona, é preciso ir a fundo na concepção dos chatbots, princípio sobre o qual esta plataforma se baseia e, como tal, é a consequência de um aprimoramento. Assim, para que o processo inteiro de inteligência artificial funcione em um chatbot, é preciso que haja:
- Formação de algoritmos alinhados ao propósito da plataforma;
- Redes neurais artificiais para identificar dados e transformá-los em informações;
- Classificadores de texto, para que ele se forma dentro e fora da plataforma, e não simplesmente uma conjunção de palavras aleatórias;
- Desenvolvimento e aplicação de uma linguagem própria, para que tanto os dados possam ser analisados quanto aprimorados, divididos e até mesmo encerrados;

Com as etapas construídas e em andamento, será possível transformar as informações geradas em:
- Um diálogo contínuo com respostas cada vez mais complexas;
- Criação de contexto para reconhecimento de diretrizes de dados;
- Ajustes das próprias perguntas para que os chatbots respondam de forma mais objetiva.

Na prática, é semelhante ao que aconteceu com o Google Tradutor com o passar dos anos: inicialmente, uma ferramenta promissora, mas nada confiável; hoje, em aperfeiçoamento constante e boa o suficiente para que se possa desenvolver diálogos inteiros por meio dela.

O ChatGPT pode ser útil à sua empresa?
Sim. Dentro de todas as possibilidades que o ChatGPT têm, três são de grande importância:
- Construção de conteúdo sólido e estratégico;
- Concepção de peças assertivas, como passo a passo ou listas inteiras (elas também servem de referência à criação de novos conteúdos);
- Desenvolvimento do funil de conteúdo e, portanto, útil à concepção do funil de vendas.

Ou seja, neste momento o ChatGPT é útil porque complementa, indica, cria e inspira novos conteúdos. Mas, a partir de seu desenvolvimento e, caso seja relevante ao propósito da empresa, da compra de sua versão paga, que atualmente está US$ 20 mensais. Se o investimento é salgado no momento, é importante lembrar que ele já reconhece até mesmo a matemática. Então, qual é a chance de não ser útil para a sua empresa?

Mais informações, entre em contato com a W3midia.
 


Área do cliente

Imagem whatsapp