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A explosão do conteúdo digital

07/08/2015

Apesar de trabalhar no mercado digital há quase uma década, sempre que penso na evolução da internet, fico surpresa. Constatar que quase 50% das pessoas do mundo já tm acesso à web, sabendo das disparidades e problemas de muitas regiões do globo, é um fato, no mínimo, inquietante. Se retrocedermos ao ano 2000, não passávamos de 360 mil usuários. Trazendo para a realidade brasileira, somos apontados como um País “social por natureza” e, se há uma coisa de que gostamos, é de nos comunicarmos de todas as formas e por diferentes canais. A internet não está fora disso. Somos o quinto País mais conectado do planeta e contribuímos ativamente para um dado especialmente interessante: a cada segundo, um blog é criado no mundo.

E é especialmente sobre a blogosfera que quero falar. Segundo a Nielsen, cerca de 6,7 milhões de pessoas têm blogs e 12 milhões “blogam” em redes sociais como o Twitter e o Facebook. Ou seja, esses canais têm importância fundamental para a publicidade online e essa é a beleza do long tail para a internet. De todo o tempo consumido na web, 23% são dedicados aos blogs e 77% de todos os internautas afirmam lê-los com frequência. Essa é uma oportunidade incrível para o e-commerce, que vem crescendo exponencialmente no Brasil e pode enxergar nesses canais uma chance real de negócios, assim como para os investimentos em publicidade online.

Sabemos da necessidade que as marcas têm de vincularem a sua imagem a veículos que entendam e expressem os seus valores e a melhor forma de se fazer isso é por meio do conteúdo em blogs e sites especializados. Como afirmo isso? Bem, os números não mentem. Nos Estados Unidos, 61% dos consumidores realizaram compras online após lerem um post de blog. Esse, aliás, é o grande trunfo da blogosfera: a rede desenvolve de maneira satisfatória a confiança nos usuários.

É preciso dar aos internautas motivos para comprarem os produtos das marcas. Para o comércio, o boca a boca, a credibilidade e a visibilidade são essenciais para o aumento de vendas. O conteúdo em blogs – seja via posts, reviews, vídeos ou podcasts – é a chave para aumentar o tráfego dessas marcas, além de ajudar a aumentar essas vendas graças à credibilidade do blogueiro.

Nos próximos meses, 60% dos planos de marketing proporão um aumento de investimento em conteúdo. Um dos resultados diretos disso é o aumento dos publishers cada vez mais em nichos. Como exemplo, a explosão dos blogs de moda e como as marcas fashion têm utilizado o conteúdo a seu favor. O engajamento é absurdo e as marcas desses targets souberam aproveitar o bom momento. Inclusive, segundo relatórios da e-bit, a categoria de moda e acessórios – seguida por cosméticos e perfumaria – é uma das mais lucrativas e que mais cresce no e-commerce. A tendência é que outros segmentos também busquem audiências focadas. Os publishers de nicho surgirão com mais força e tirarão vantagem dessas oportunidades.

Dado esse cenário, o conteúdo aparece como estratégia fundamental no digital – seja para as marcas, que devem considerar cada vez mais esses canais em seus planos de mídia e marketing, seja para as plataformas de afiliação, que têm visto seu modelo de negócio ser positivamente afetado pela evolução de blogs qualificados. Quem enxergar a oportunidade e souber acompanhar a tendência, adaptando-se ao novo panorama, colherá bons frutos.

Isabela Ventura

Fonte: Proxxima


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